PUBLICIDADE
Importante
Cúpula Coronavírus da UE: Certificados de Vacinas esperados para o verão
02/03/2021 13:16 em MUNDO

Merkel: Passaportes de vacinação provavelmente disponíveis antes do verão:  Líderes [marionetes] políticos dos 27 Estados membros da União Europeia (UE) se reuniram para uma cúpula virtual na quinta-feira com o objetivo de resolver problemas urgentes de saúde e logísticos relacionados ao coronavírus que o bloco da UE enfrenta. Os políticos dos Estados membros usaram a reunião para discutir abordagens para acelerar a entrega de vacinas, a implementação e uso de passaportes de vacinas e o potencial de conflito decorrente do fechamento de fronteiras nacionais.

Os “líderes” [marionetes] políticos da União Européia se reuniram virtualmente para discutir questões sobre o coronavírus. Progresso foi prometido em vacinas, embora questões permaneçam sobre o fechamento de fronteiras, lockdowns e viagens. Talvez o anúncio de curto prazo mais importante a emergir da reunião foi o da “convergência” em torno do conceito de passaporte de livre trânsito para cidadãos vacinados.

 

Falando em uma entrevista coletiva ao lado da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, disse que os europeus e seus [pseudo] líderes “precisam enfrentar a verdade” sobre a dificuldade da tarefa em questão, mas disse que a esperança está no horizonte.

O presidente da Comissão, von der Leyen, também destacou o progresso feito até agora, observando que 8% da população adulta do bloco já havia sido vacinada.

Certificados de vacinas dentro de três meses

Uma das questões mais contenciosas que os líderes da UE enfrentaram foi a criação dos passaportes de vacinas digitais para aqueles que foram vacinados. Estados do sul da UE, como Grécia, Espanha e Itália – todos dependentes ou totalmente dependentes do turismo – acreditam que tal esquema poderia facilitar as viagens aéreas, ajudando-os a evitar a repetição da desastrosa temporada de férias de verão do ano passado .

Vizinhos do norte têm relutado em comprar em meio a preocupações com a discriminação e se as pessoas que foram vacinadas ainda podem ser portadoras do vírus. Na entrevista coletiva à noite, a chanceler alemã, Angela Merkel, disse que havia consenso sobre a obtenção dos certificados, mas não exatamente como deveriam ser usados.

“Todos concordaram que precisamos de um certificado de vacinação digital”, disse a chanceler alemã, Angela Merkel. Ela acrescentou que os certificados podem estar disponíveis até o verão, já que o bloco precisa de três meses para criar um quadro técnico. Ela ressaltou, porém, que a criação dos certificados “não significa que só quem tem passaporte de vacinação pode viajar”.

Von der Leyen citou o trabalho de Israel rastreando e documentando o histórico de vacinação de uma pessoa nos chamados “Green Passes”, ao mesmo tempo em que enfatizou a importância de manter a funcionalidade do mercado único europeu.

Embora ainda não haja unanimidade sobre que tipo de cartão ou cartões podem ser usados ​​e reconhecidos em todo o bloco, von der Leyen falou sobre um sistema mínimo de dados e disse que a Comissão Europeia está trabalhando para criar um “portal de interoperabilidade entre as nações”. Von der Leyen disse que os Estados membros “teriam que agir rápido” se o programa fosse implementado até o verão.

O membro belga do Parlamento Europeu (MEP) Marc Botenga disse a DW que conceder direitos de liberdade de movimento com base no estado de saúde pode ser uma “ladeira escorregadia” para o bloco.  “É ainda mais questionável enquanto as pessoas não têm acesso à vacina”, disse ele.  “Vamos garantir, primeiro, que as pessoas tomem a vacina, para depois podermos debater sobre que tipo de selos ou cartões ou o que quisermos.” 

COMENTÁRIOS